Um Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a ISO - International
Organization for Standardization, é determinado como um conjunto de elementos inter-relacionados ou
interativos para o estabelecimento de políticas e objetivos, com atenção voltada à gestão da qualidade
dos processos. Processos, por sua vez, estão relacionados à transformação de insumos (entradas) em
produtos ou serviços (saídas).
Ponto-chave na gestão de uma organização, o gerenciamento de processos
consiste na parametrização dos resultados obtidos com os previstos e desejáveis. Isso significa o
permanente controle de toda a cadeia produtiva e o efetivo domínio dos recursos empregados pela
organização, contribuindo para a melhoria do seu desempenho e na implementação de sistemáticas voltadas à
inovação.
Desenvolvido pela VIMAN SISTEMAS, o VS|PRATICS é uma inovadora
ferramenta de gestão da qualidade que oferece um conjunto de práticas padronizadas que, aplicadas aos
processos organizacionais, incorpora a cultura da excelência e possibilita a avaliação e melhoria da
gestão de forma abrangente. Age também como um eficaz referencial de gestão, pois enfatiza a integração,
o alinhamento e o aprendizado organizacional.
Integrando pessoas e processos com foco na melhoria, foi estruturado
pela metodologia cartesiana de Gestão de Negócios PDCA – P (Plan – planejamento); D (Do – execução); C
(Check – verificação) e A (Act – agir corretivamente). Atende também normas e regulamentações específicas,
como a RDC 16/2013 da ANVISA, ISO 13485, ISO 9001, dentre outras.